quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Xmas wish #12

O meu maior desejo nesta altura de Natal é realmente ter toda a família junta, ou pelo menos tentar ter a família mais próxima reunida. Lá em casa, gostamos muito de passar tempo à mesa. Estar à mesa para nós é sinónimo de convívio, daí que passamos horas sentados à mesa. Seja a comer, a beber, a petiscar aqui e ali, a provar isto ou aquilo, gostamos de estar à mesa a conversar. É um costume que ganhou ainda mais relevo com o M., cuja família ainda passa mais tempo em tertúlia que a minha. Na minha família, esse hábito revelava-se apenas em almoços ou jantares de Natal, em alturas de festa, em que geralmente somos mais à mesa. 
Portanto, Natal para mim é estarmos todos juntos e passarmos horas sentados à mesa a conviver uns com os outros. Até podíamos estar no sofá, mas aí é mais difícil irmos bebendo uns licores e comendo uns chocolates do que se nos mantivermos à mesa (e as cadeiras até são almofadadas).
Por mim (não fosse o "trabalho" antes e depois), organizava almoços e jantares todos os dias lá em casa, ora com família, ora com amigos, como desculpa (como se precisasse) para ficarmos tardes e noites inteiras em amena cavaqueira... à mesa. 
Natal é ter a família reunida e unida... de preferência à mesa!

Sem comentários: