quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Filmes da semana #105

Semana recheada de grandes e bons filmes! O primeiro da semana foi um dos grandes filmes do ano passado. Vi-o em dois dias, pois tem cerca de 3h30, e gostei muito, não só pela história, baseada em factos reais, como pelo elenco, repleto de grandes nomes do cinema. Recomendo, sobretudo para quem gosta de um bom filme da máfia italiana nos EUA. O assassino Frank Sheeran, a quem chamavam “O Irlandês”, recorda os segredos que guardou enquanto fiel membro dos Bufalino, uma família com ligações à máfia. O filme parte de um caso real, investigado pela polícia norte-americana, sobre o desaparecimento, em 1975, de Jimmy Hoffa, líder do sindicato dos camionistas norte-americanos.
The Irishman - O Irlandês
Um filme perturbador, cheio de traumas, remorsos e confrontos num filme entre a ficção e o documentário. O que parecia ter sido uma paixão na adolescência, foi um caso de abuso de menores que marcou a vida da realizadora Jennifer Fox, que agora assina o seu primeiro filme biográfico documental. De excelente qualidade.
The Tale - O Conto
Filme baseado em eventos reais (com o recurso a muitas imagens reais), mas que deve ser encarado como sendo uma obra de ficção. O cardeal argentino Jorge Bergoglio está decidido a pedir a sua aposentação. Com a passagem já comprada para Roma, ele é surpreendido com o convite do próprio papa Bento XVI para visitá-lo. A partir deste encontro muitas conversas acontecem entre ambos. Um filme maravilhoso. Gostei mesmo! A amizade que cresce entre "ambos os papas", apesar das suas diferenças, é fabulosa. No entanto, admito que não é um filme para todos os gostos, há pouca ação e muito diálogo. Ah!! As atuações de ambos estão excelentes!
The Two Popes - Dois Papas
O filme inicialmente parecia um bocado aborrecido (muita política para meu gosto), mas começou a ficar interessante e é esse mesmo o adjetivo para melhor designar este filme. Acabei por gostar bastante, mais do que estava à espera. Em 1971, a proprietária Katharine Graham e o editor chefe Ben Bradlee do "The Washington Post" arriscam as suas carreiras, em prol da liberdade de imprensa, ao expor segredos governamentais que abrangem três décadas e quatro presidentes dos Estados Unidos.
The Post - A Guerra Secreta
Uma comédia romântica, com argumento e realização de Woody Allen. Dois jovens chegam a Nova Iorque para um fim de semana romântico,  no entanto, uma série de aventuras, encontros, desencontros e até reencontros ameaçam acabar com a sua relação. Um dia de chuva na cidade de Nova Iorque será o suficiente para fazer com que Ashleigh redescubra as suas paixões e Gatsby aprenda que só se vive uma vez. Gostei!
A Rainy Day in New York - Um Dia de Chuva em Nova Iorque
Tinha que haver uma exceção. O mau da semana: O sexto filme da saga Exterminador. A guerreira Sarah Connor une-se a Grace, um híbrido entre robô e humano, e ao T-800 para proteger a jovem Dani Ramos de um novo tipo de exterminador que chega do futuro à Cidade do México. Não gostei nada. Fez-me relembrar que não era fã da saga e o porquê.
Terminator: Dark Fate - O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio

Sem comentários: