terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A honestidade não compensa

A honestidade não compensa, pelo menos neste nosso maravilhoso País.
Ora vejamos o que me aconteceu:
Em 2007 abri actividade como tradutora.
No final de 2008 passei o meu último recibo.
No entanto, preferi não fechar logo a actividade, pois podia aparecer qualquer coisa.
A verdade é que até hoje nunca mais tive necessidade de passar recibos.
De qualquer modo, todos os trimestres tenho que apresentar a Declaração de IVA mesmo que a zeros.
Infelizmente, esqueci-me (por duas vezes) de apresentar esta dita declaração dentro do prazo, o que me fez pagar uma coima.
Hoje fui, finalmente, às Finanças cessar actividade.
1ª surpresa: estava vazio e fui logo atendida por uma atenciosa funcionária (estava feliz porque estava quase na hora de saída lol).
2ª surpresa: a funcionária informou-me que se eu ainda não tivesse pago estas coimas (tipo... se não tivesse sido tão cumpridora e honesta em pagar dívidas fiscais), hoje poderia ter encerrado a actividade com data anterior às ditas coimas e, pronto, ficava o dito por não digo.
Fantástico hã??!!!
Ser honesto para quê?!?!

Sem comentários: