quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Das férias

Fomos de férias em família, com a exceção do maridão que, por motivos profissionais, não pode tirar férias nesta altura do ano. Senti muito a sua falta, mas foi na mesma divertido, pois, em família, estamos sempre bem. Foi uma viagem memorável, repleta de peripécias, mas todas com finais felizes. À semelhança do ano passado, fizemos um cruzeiro, num navio da companhia MSC, desta vez o Preziosa. Foram dez dias e nove noites, navegando pelo oceano atlântico e pelo mar mediterrâneo, repartidos por cinco portos e três dias em navegação, o que até soube bem para desfrutar do barco e realmente descansar. Relativamente aos portos, apenas conhecia os dois em Espanha, mas é sempre bom voltar. Saímos de Lisboa e passamos por Barcelona, Marselha, Génova, Málaga e Casablanca. Tivemos azar com o tempo em Barcelona, pois choveu e tivemos pouco tempo em terra. Fiquei agradavelmente surpreendida com Marselha, uma cidade cheia de história, mas com uma beira-mar lindíssima. De Génova, recordo as ruas estreitas cheias de comércio local e lojas de souvenirs, em contraste com a enorme rua de comércio que atravessa a cidade, cujos passeios eram cobertos por arcadas (a fazer lembrar um centro comercial ao ar livre), já que era onde estavam concentradas todas as grandes marcas que encontramos em todo o mundo. Em Málaga, apenas foi pena termos lá estado num domingo, estando grande parte do comércio encerrado. De resto, tempo maravilhoso, como é de esperar do sul de Espanha, da zona da Costa Del Sol, e um passeio marítimo muito bonito e moderno. Última paragem, por terras marroquinas, onde visitamos uma mesquita lindíssima e um dos seus famosos mercados labirínticos. Do barco, aproveitamos muito a piscina interior, desta vez fui preparada com equipamento para treinar (até sabe melhor em pleno alto mar), o bufete disponível praticamente 24h, o restaurante muito bom, os bares, lojas, festas e afins. Claro que foram muitas as fotos e vídeos. Aqui fica uma "pequena" seleção de alguns pontos altos destes dias.