sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A (temida) Tabuada

A propósito de nada... entre pesquisas de ética da tradução e de códigos deontológicos, lembrei-me da Tabuada. Na minha altura, era terrivelmente temida. Ninguém queria ser chamado pela professora, em plena sala de aula, e ter de declamar a tabuada. Pior ainda se fosse a tabuada dos 6 aos 9, pois as outras sempre dava para contar rapidinho pelos dedos de uma mão. Para mim, eram (e ainda são, confesso) as piores. Nunca gostei de matemática e sempre tive um ódio de estima pela tabuada. Não me lembro sequer se cheguei a saber todas. Sei que hoje em dia dou graças a deus por uma alma caridosa ter inventado a calculadora. Pior que a tabuada, em termos matemáticos, acho que só mesmo as contas de dividir. Estas soube, mas também rápido esqueci... Mas uma coisa é certa. Graças à tabuada nunca mais esqueci a piadinha: "9x9?" - "81." - "1000 macacos e tu és 1!" 
A "Tabuada do Ratinho". Lembram-se?

6 comentários:

Neni disse...

Eu só sei tabuada até aos cinco. Já contas de dividir eram o meu pesadelo...era uma boa aluna na primária, mas a divisão fazia-me chorar baba e ranho.
I miss Ratinho (L)

:P

dedinho disse...

Nem com a mnemónica... Eheh... São 9x9=81, 7 macacos e tu és 1 ;)
Apesar de eu ter ido para as Línguas e Literaturas, agora que estou na Educação Especial, vejo as coisas boas da tabuada (acelera o cálculo mental) e até já aprendi umas estratégias para a do 7, que era a que me deixava mais aflita!

Kaipiroska disse...

LOL já corrigi dedinho, mas conheço é "1000 macacos" e não "7". Paciência. Vale na msm :)

CoriscaRuim disse...

Olha, eu tive uma tabuada do ratinho...E havia uns lápis com tabuadas também...

Clouds of Chocolate disse...

É mesmo Kaipiroska...saber a tabuada é um tormento lol mas este ano, tive na universidade uma cadeira que me obrigou a saber a tabuada e as contas de dividir...e foi um priminho meu de 9 anitos que me ensinou as contitas lol é uma vergonha...mas eu fiquei a saber, em principio agora não me vou esquecer lol

POPITA disse...

ehehh, é verdade os lápis com a tabuada...espectáculo!!!e quando a professora fazia a pergunta, e baixávamos a cabeça(porque não sabiamos)...era dito e feito que terias que responder...tramado!!;)o que te foste lembrar/recordar...hhaaaha;)