Fomos sábado de madrugada e regressamos segunda-feira à noite. Foram três dias passados a dois. Três dias em que namoramos muito, passeamos muito, conhecemos novos espaços em Lisboa, visitamos outros que gostamos, fizemos questão de almoçar e jantar em novos espaços. Comemos muito bem e bebemos bom tinto. Compras nada fizemos, apenas duas peças de roupa para o Diogo e um brinquedo para ele. O objetivo desta viagem foi mesmo descansar e desfrutar do que a cidade tem para oferecer, sem horários e sem compromissos.
Sábado começamos com pequeno-almoço no Starbucks do Chiado, passeio pela baixa, Avenida da Liberdade e Parque Eduardo VIII. Almoço no Ground Burguer, perto da Praça de Espanha. Regresso à baixa para mais umas voltas. Final de tarde, já com um amigo, passagem no Miradouro de Santa Catarina, para um vislumbre do pôr-do-sol, e ida para o LX Factory, onde acabamos por jantar no restaurante Cantina.
Domingo acordamos sem pressas. Pequeno-almoço novamente no Chiado, mas desta vez na pastelaria Sacolinha. Mais umas voltas pela baixa, caminhamos até à Praça do Comércio, e subimos ao Arco da Rua Augusta, de onde se tem uma bela vista do rio, praça e ruas adjacentes. De seguida, à descoberta, no Cais do Sodré, da famosa e tão fotografada Rua Cor-de-Rosa. Ainda antes de almoço, voltamos ao LX Factory para o conhecermos de dia, onde estava a haver um mercadinho muito giro. Regressamos e almoçamos no Prego na Peixaria do Mercado da Ribeira. Mais umas voltas, passeios, outro mercado na Praça da Figueira, e regressamos ao Starbucks para uma bebida fresca e descansarmos um pouco. Jantar com amigos no nosso já conhecido Calcutá, em pleno Bairro Alto, não sem antes bebermos um copo de tinto, no Bar do Ricardo, seguido de uma ginginha, n'A Trave, ambos no Bairro Alto.
Segunda-feira tomamos o pequeno-almoço na pastelaria Bábá, perto de casa. Desta vez, o dia foi passado no Parque das Nações, e, pela primeira vez, andamos os dois no teleférico. Almoçamos uma deliciosa pizza de massa fina no ZeroZero. Depois de almoço, demos uma volta pelo Vasco da Gama, entramos em algumas lojas e compramos umas roupas para o Diogo. Regressamos a casa para fazermos as malas e descansar um pouco antes de irmos para o aeroporto.
Dias que, estes últimos anos, já vêm sendo uma tradição imposta por nós, seja passados a dois ou com o Diogo, como fizemos o ano passado. Dias lindos de inverno em que apetece estar na rua. Sabe sempre bem sair da rotina...
.: Lisboa, de 27 a 29 de janeiro de 2018 :.